O Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, sediará diversas atividades da Associação Cultural, Educacional e Social Baraúna. Nesse sentido, estão abertas as inscrições para duas oficinas, sendo de Dança e Percussão (Maracatu de Baque Virado), ambas gratuitas. As atividades integram o Projeto Festival Arrasta Axé, que busca valorizar a cultura popular e negra, servindo como espaço de formação e conhecimento.

Referente à Percussão, há 20 vagas, destinadas à composição da Ala Percussiva do Grupo Batuque Nagô. De acordo com Luan Costa, coordenador da iniciativa, as práticas ocorrem de forma contínua desde 2018, sendo uma atividade central do Grupo. “Para além da formação percussiva, com a oficina buscamos trazer um entendimento amplo sobre as brincadeiras populares do Brasil e seus respectivos mestres e mestras. A intenção principal é formar novos integrantes/brincantes para participarem das apresentações e demais atividades do Batuque Nagô”, destacou.

Ele acrescentou que não é necessário ter experiência com percussão, nem possuir instrumentos, já que serão disponibilizados gonguê, caixa, agbê, ganzá e tambor. Assim, as oficinas para composição da Ala Percussiva do Grupo Batuque Nagô se darão aos sábados, das 18h às 20h, no CAC, começando neste sábado (13). A duração da atividade é de dois meses. Os interessados podem se inscrever clicando AQUI. A confirmação da inscrição ocorrerá pelo WhatsApp e/ou e-mail até a quinta-feira (11). Será criada uma lista de espera, em caso de desistência.

Já no que se relaciona às Oficinas de Dança, elas percorrerão Kizomba, Semba, Dança para Orixás, Maracatu e Coco de Roda. As inscrições seguem abertas até esta quarta-feira (10). As práticas acontecem nos dias 13, 14, 20 e 21 deste mês. Também não é preciso dispor de experiência e há 20 vagas, de modo que as preleções serão sediadas no CAC, aos sábados, das 18h às 20h, e aos domingos, das 10h às 12h, tendo à frente os professores Ana Elliza Marinho e Leon Moura. As inscrições podem ser feitas clicando AQUI.

O Festival Arrasta Axé é realizado com recursos do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, Secretaria de Cultura da Paraíba, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta com o apoio, além disso, da Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UEPB e tem data confirmada: 8 e 9 de novembro, trazendo uma grande programação, voltada à diversidade cultural na Rainha da Borborema. O CAC é situado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, n°44, no Centro de Campina (por trás dos Correios). Outras informações podem ser obtidas por meio das redes sociais @baraunacultural e @batuquenago.

Texto: Oziella Inocêncio