A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) publicou o edital do processo seletivo para graduação EAD UFPB, com 1.250 vagas distribuídas entre 10 cursos superiores nas modalidades licenciatura, bacharelado e tecnólogo. O início das aulas está previsto para o segundo semestre letivo de 2025 (2025.2).
As inscrições acontecem de 19 a 23 de maio, exclusivamente online, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os candidatos devem optar por apenas um curso e serão vinculados ao polo presencial da opção escolhida. Algumas atividades, como aulas práticas e estágios, serão obrigatoriamente presenciais. No curso de Tecnólogo em Gestão em Saúde, 50% da carga horária será presencial.
Cursos oferecidos pela UFPB:
- Letras Libras (Licenciatura) – 100 vagas
- Pedagogia (Licenciatura) – 100 vagas
- Ciências Agrárias (Licenciatura) – 150 vagas
- Letras Espanhol (Licenciatura) – 150 vagas
- Letras Inglês (Licenciatura) – 150 vagas
- Letras Português (Licenciatura) – 100 vagas
- Matemática (Licenciatura) – 100 vagas
- Ciências Biológicas (Licenciatura) – 100 vagas
- Administração Pública (Bacharelado) – 150 vagas
- Gestão em Saúde (Tecnólogo) – 150 vagas
Como se inscrever nos cursos EAD da UFPB:
Os candidatos poderão se inscrever por ampla concorrência, cotas para egressos de escolas públicas, professores da educação básica sem formação na área de atuação (no caso das licenciaturas), e agentes públicos (para o curso de Administração Pública).
Segundo o edital, 50% das vagas são destinadas a egressos de escolas públicas.
Critérios de seleção:
A seleção será com base na nota do Enem, podendo ser usada qualquer edição entre 2020 e 2024. Será considerada a maior média geral obtida, desde que o candidato:
- Tenha média geral de pelo menos 400 pontos
- Alcance mínimo de 400 pontos na redação
- Não tenha zerado nenhuma das provas
A lista de inscrições deferidas será divulgada a partir de 6 de junho, nos sites da Pró-Reitoria de Graduação e da Superintendência de Educação a Distância (Sead).
Para acessar o edital completo, basta consultar os portais oficiais da UFPB.